Blog iugu

Dicas para cobrança de boleto em atraso

Written by Redação iugu | 12/02/2020 03:00:00

Para realizar uma cobrança de boleto em atraso é preciso tato e estratégia. Infelizmente, aplicar essa medida é importante atualmente. Afinal, os casos de inadimplência se acumulam e, hoje, de acordo com a Serasa Experian, há, no Brasil, cerca de 63 milhões de pessoas com o nome sujo ou com dívidas atrasadas. 

Entre as principais razões para isso estão: o desemprego, a diminuição de renda, salários em atraso, organização financeira falha e falta de educação financeira. 

O gráfico abaixo ilustra como acontece a inadimplência no país. Nesse quadro, o estado que conta com o índice mais alto de devedores é Roraima, seguido pelo Amapá e Amazônia. 

Crédito: Serasa Experian

Para que esse cenário não atinja a sua empresa e afete a sustentabilidade de seu negócio, é crucial tomar algumas medidas, como abordar o cliente da forma correta, e estar aberto a negociações, entre outras táticas. 

Quer saber que táticas são essas e entender melhor como realizar a cobrança de boleto em atraso? É só ler este post até o fim! 

Dicas para aplicar com sucesso a cobrança de boleto em atraso

Conheça agora algumas dicas preciosas para aplicar, com eficiência, a cobrança de boleto em atraso. 

1. Conheça seus clientes com profundidade

Conhecer, de maneira profunda, os hábitos de compra, o comportamento e o estilo de vida de seus clientes dão para todo gestor um melhor controle sobre a situação. Dessa forma, é possível criar uma abordagem inteligente para tentar solucionar a questão da inadimplência. 

Logo, é essencial atualizar frequentemente os dados de cadastros da sua base de clientes, para, assim, propor alternativas de pagamento que façam sentido a eles. Para ter uma visão mais clara e completa, cabe, aqui, projetar uma relação dos clientes que, habitualmente, se atrasam com aqueles que pagam em dia. 

Feita essa relação comparativa, é possível apresentar benefícios aos bons pagadores, como oferecer descontos, assim como também é recomendado impor medidas para os devedores, como restringir o crédito até que a dívida seja quitada. 

2. Faça uso de lembretes via SMS

Ciente do comportamento e hábitos de seu cliente, é possível presumir se ele pagará em dia ou não. 

Assim, como uma estratégia preventiva para evitar a inadimplência e também o constrangimento da cobrança, enviar um aviso de lembrete via SMS, alguns dias antes da data de vencimento do boleto, é uma ótima alternativa, principalmente se a razão da inadimplência for o esquecimento, o que acontece, com uma certa frequência. 

3. Descubra por que o cliente não está pagamento na data correta

Para realizar a cobrança de boleto em atraso com eficiência, uma das medidas principais é descobrir quais são os motivos que levaram o cliente a adiar o pagamento. 

Isso porque o tipo de abordagem de cobrança está totalmente ligado à razão pela qual o cliente deixou de pagar. Entre elas, estão: 

  • problemas no atendimento;
  • insatisfação com a mercadoria ou serviço;
  • falha no recebimento de produto;
  • esquecimento do pagamento;
  • o cliente está vivenciando um período financeiro conturbado. 

Ciente da situação real, é possível contornar a situação ao elaborar uma abordagem focada no problema. 

4. Faça a abordagem correta

Realizar a cobrança de boleto em atraso não é tarefa fácil. Afinal, toda cobrança remete à constrangimento, não é mesmo? Sendo assim, é primordial abordar o cliente devedor com assertividade, mas com cortesia e educação. Isso porque uma comunicação mais agressiva pode arruinar a sua relação com ele e, ainda, manchar a reputação da sua empresa

Dessa forma, é recomendável que sua equipe seja treinada para se comunicar da maneira adequada. 

Nesse cenário, é possível, também, lançar mão de um sistema automatizado de cobrança online. Isso porque, por meio dele, essa relação pode ser simplificada. Afinal, por se tratar de uma ferramenta, o cliente não é cobrado de forma pessoal, logo, se sentirá mais respeitado e menos constrangido. 

4. Esteja aberto a negociar

Como já dito, entender a situação do cliente é um fator fundamental para manter os laços com ele e minimizar a inadimplência. Desse modo, depois de avaliar o cenário e o histórico do cliente, é possível oferecer possibilidades de negociação que façam sentido a ele e que não prejudique o faturamento de seu negócio também. 

Nesse contexto, você pode estender o prazo, aumentar o número de parcelas ou, então, oferecer outros meios de pagamento que combinem melhor com seu consumidor, como o pagamento por cartão de crédito, por exemplo. 

5. Crie uma régua de cobrança

Criar uma régua de cobrança é uma medida essencial para realizar a cobrança de boleto em atraso. Isso porque, por meio desse recurso, é possível realizar um mapeamento completo de cada débito pendente. 

Sendo assim, além da notificação por SMS descrita acima, com uma regra de cobrança, você pode também enviar avisos por e-mail um pouco antes da data de vencimento do boleto e outros tipos de comunicação de inadimplência.

Ao adotar esse recurso, todo o sistema de cobrança de seu negócio fica coberto, pois a régua de cobrança acompanha todas as práticas de suas operações financeiras, desde a geração da cobrança até o pagamento ou o cancelamento do serviço. 

Muitas empresas ainda aplicam esse recurso de forma manual, uma situação bastante suscetível a erros, principalmente quando há a necessidade de realizar múltiplas cobranças. Dessa forma, adotar um sistema automatizado configura uma prática inteligente e, em muitos momentos, pode garantir a sobrevivência de um negócio. 

Dica extra sobre cobrança de boleto em atraso

Confira agora uma dica extra e essencial para realizar uma efetiva cobrança de boleto em atraso.

Aposte em parcerias

Como você percebeu ao longo do post, contar com um sistema de automatização de cobrança é uma solução de sucesso pois minimiza os erros, promove uma abordagem mais assertiva e também conta com funcionalidades essenciais para evitar casos de inadimplência. 

Nesse quadro, ter, a seu lado, uma empresa que ofereça tudo isso por meio de um sistema automatizado eficiente pode garantir o bom andamento de seu negócio. 

Para isso, existe a iugu, uma companhia referência em sistema de pagamentos digitais

Apresentando o melhor custo-benefício do mercado e os profissionais mais gabaritados do Brasil, a iugu está pronta para estruturar toda a sua operação financeira, a entender o seu negócio e, assim, a propor as melhores soluções a ele. 

Para dar continuidade a esse processo, basta clicar aqui e conversar com um de nossos especialistas.