Blog iugu

Afinal, como aplicar omnichannel no ecommerce?

Written by Redação iugu | 02/09/2020 03:00:00

Você já pensou em investir em uma estratégia que envolva aplicar o omnichannel no e-commerce da sua empresa? Disponibilizar a sua marca em múltiplos canais é fundamental para ter sucesso em médio e longo prazo.

Com essa mudança, sua empresa pode se adaptar melhor às demandas de seus clientes. Além disso, conseguirá se manter à frente da concorrência, oferecendo uma melhor experiência de consumo. Tudo isso, sem ter problemas com gastos.

Quer saber mais sobre o tema e como adotar o omnichannel no e-commerce? Então, confira o post!

O que é uma estratégia omnichannel?

Ter uma estratégia omnichannel no e-commerce implica levar a marca para mais lugares. Os canais de vendas, em outras palavras, serão ampliados. Redes sociais, chatbots, e-mail e até mesmo o WhatsApp serão formas de conseguir vender produtos para os seus clientes em potencial.

Em outras palavras, uma empresa que pratica o omnichannel no e-commerce consegue vender os seus produtos em lugares que vão além da sua página na web. Isso traz mais disponibilidade e flexilidade para a marca: o cliente poderá encontrar o que precisa sempre e onde for mais conveniente para ele.

Por que utilizar essa abordagem?

Investir em omnichannel no e-commerce traz mais competitividade e flexibilidade para a sua marca. Também amplia a disponibilidade do negócio. Esses fatores facilitam a realização de vendas, afinal, o cliente conseguirá entrar em contato com as suas soluções sempre que desejar.

Portanto, a estratégia torna o negócio mais alinhado com o seu consumidor. Isso evita que vendas sejam perdidas por questões relacionadas à marca: sempre que o cliente precisar, a sua empresa estará lá para ajudá-lo.

Quais os benefícios de ter a sua marca em múltiplos canais?

Para ajudar você a compreender como o investimento no omnichannel no e-commerce se traduz em mais competitividade, trouxemos os impactos positivos dessa abordagem. Confira, a seguir!

Aumento da taxa de conversão

Se a sua empresa sempre está disponível para o cliente onde ele mais precisa, as taxas de conversão de leads crescerão.

Muitas vezes, por exemplo, o cliente pode desejar fechar a compra diretamente por e-mail ou pelo aplicativo de mensagens instantâneas que ele utiliza. Se o negócio está preparado para isso, o atrito para concluir a compra será muito menor.

Maior satisfação do cliente

A satisfação do seu cliente deve ser buscada sempre. Quanto melhor a experiência do seu consumidor, mais ele ficará fidelizado. Se o negócio está alinhado com os canais que ele utiliza para fazer compras, as chances de isso acontecer crescerão rapidamente.

Redução de custos

Mais canais de vendas diminuem o gasto do negócio para converter leads. Afinal, o esforço para convencer o cliente a fechar a compra cairá. Consequentemente, o lucro obtido com cada venda será maximizado.

Mais flexibilidade para atender o seu cliente

A empresa que pode atender em mais canais se torna mais flexível. O vendedor não terá que esperar o lead ficar disponível em um ambiente para conseguir fechar a venda. Assim, a adaptação a cenários desafiadores não será um problema.

Como aplicar o omnichannel na sua marca?

Para aplicar o omnichannel em seu e-commerce, alguns cuidados devem ser tomados. Eles reduzem riscos e melhoram o impacto da estratégia. Veja como fazer isso!

Conheça o perfil do seu cliente

Conhecer o perfil do seu cliente ajuda a definir em quais canais a marca estará. Por isso, invista em soluções de coleta e armazenamento de dados. Dessa maneira, a estratégia será definida com uma visão abrangente sobre o perfil do consumidor.

Mude a cultura do negócio

A cultura da empresa também deve ser adaptada para a implementação do omnichannel no e-commerce. Se isso não ocorrer, o negócio terá mais dificuldades para se alinhar com a nova realidade. Ao mesmo tempo, o engajamento de profissionais cairá.

Por isso, não deixe de treinar a sua equipe. Mantenha uma comunicação clara e direcionada para que todos entendam os motivos de cada decisão tomada. Assim, os times entenderão os benefícios da nova abordagem e se envolverão na nova cultura.

Centralize dados

A centralização de dados é fundamental para que a empresa possa trabalhar de modo inteligente e sem grandes gargalos. Ferramentas como o CRM precisam fazer parte do fluxo de investimentos da marca. Elas garantem que os dados sempre estarão disponíveis para os outros sistemas e para os vendedores.

Em outras palavras, o CRM permite que o seu negócio estruture uma política de vendas realmente omnichannel. O vendedor sempre poderá entender o estágio de trabalho do lead e os seus dados recentes. Assim, terminar o processo de vendas será algo simples e preciso.

Tenha as tecnologias adequadas

O CRM não é a única tecnologia que pode ser utilizada para adotar o omnichannel no e-commerce. A empresa também deve ter chatbots, sistemas de processamento de pagamentos, ferramentas de gestão e de relacionamento robustas.

Todas precisam estar integradas para garantir um fluxo de dados livre de erros, por isso, fique atento!

O mercado de vendas online está passando por mudanças rápidas. Da pandemia da Covid-19 até a abertura do mercado nacional, múltiplos foram os fatores que tornaram a competição do setor mais acirrada. Por isso a sua empresa deve sempre se manter preparada.

Com um e-commerce mais estruturado e multicanal, seu negócio pode sair à frente da concorrência e ainda ganhar mais performance. As equipes conseguirão identificar demandas rapidamente e se adaptar a novos cenários em prazos curtos. Ao mesmo tempo, poderão mitigar riscos e focar mais a experiência de consumo.

Por isso, não deixe de investir na adaptação da sua empresa e na criação do omnichannel no e-commerce do negócio. Faça os ajustes necessários e busque o apoio de um especialista, se for necessário. Assim, a sua marca conseguirá um lugar de destaque diante de parceiros e clientes estratégicos.

Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre o que fazer para a sua empresa ter o destaque esperado diante da concorrência? Então, assine já a nossa newsletter e receba as novidades do blog em primeira mão!