Blog iugu

Black Friday e Copa do Mundo 2022: como os eventos aquecem as vendas?

Written by Maria Carolina Rosa | 03/10/2022 03:00:00

2022 foi repleto de fortes emoções. Como não poderia deixar de ser, a reta final do ano também promete grandes surpresas, principalmente quando falamos sobre varejo: a junção da Black Friday e Copa do Mundo 2022.

A data promocional mais importante para o comércio acontece no dia 25 de novembro. Este ano, ela quase coincidirá com o início da Copa do Mundo (20/11) e o jogo inicial da seleção brasileira (24/11).

Devido ao potencial econômico dos dois eventos, há grandes expectativas, mas também dúvidas, sobre quais serão os impactos dessas ocasiões sobre o e-commerce.

Afinal, será que as promoções da Black Friday 2022 serão antecipadas por causa dos jogos da Copa?

Para responder a este e outros questionamentos importantes, o Think with Google preparou uma pesquisa robusta com os principais insights sobre a junção de dois grandes eventos e como eles podem impactar as vendas no período.

Para ficar por dentro das tendências e se preparar, é só continuar a leitura do texto até o final.

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse conteúdo?

Estreia da seleção brasileira pode impactar a Black Friday 2022?

A estreia da seleção brasileira em campo será na véspera da Black Friday 2022.

E apesar da distração causada pelo evento, a coincidência não promete ter um impacto significativo nas compras da BF, já que o volume de tráfego pode ser compensado nas horas seguintes.

Sendo assim, a dica é investir em ações promocionais durante a véspera (quinta-feira) e no dia oficial (sexta-feira), para obter um efeito cumulativo.

Black friday "mobile first"

A estreia do Brasil e o início da Black Friday acontecendo de forma simultânea também traz impactos significativos na forma de navegação dos usuários.

Com os olhos grudados na TV para acompanhar os jogos, a tendência é que os consumidores passem mais tempo em seus dispositivos móveis do que em computadores ou notebooks.

Logo, é preciso se preparar para oferecer uma experiência de compra mobile first

Portanto, ofereça uma navegação intuitiva e um checkout de pagamento ágil e transparente para que os consumidores possam fazer as compras com um clique sem perder os momentos mais emocionantes dos jogos.

O poder dos eventos: desejo de compra mais forte do que nunca

De acordo com o Boletim Focus, a previsão de inflação para 2022 ficou em 7,54%, uma baixa considerável frente a expectativa de 8,27%. 

Apesar do resultado positivo, que serve de alívio para o bolso do brasileiro, o poder de compra ainda se encontra estagnado devido a inflação longa e persistente, cenário que só deve ser revertido a longo prazo. 

Com isso, a tendência é a busca pelo menor preço.

De acordo com o estudo, 45% concordam que, após a pandemia, querem tomar decisões de consumo mais conscientes e certeiras, escolhendo itens que atendam as todas as necessidades de forma mais adequada.

No entanto, mesmo com o bolso apertado e a exigência em alta, o brasileiro ainda possui seus desejos de consumo, que serão bastante impactados pela junção da Black Friday e Copa do Mundo 2022.

6 das 8 categorias que os consumidores mais pretendem esperar para comprar na Black Friday também podem ter aumento de interesse em função da competição: TV, Informática, Eletrodomésticos, Eletroportáteis, Móveis e Esporte.

Além disso, outras categorias terão um impacto positivo ou muito positivo, como:

  • Utilidades domésticas;
  • Alimentos;
  • Áudio;
  • Câmeras e filmadoras;
  • Bebidas;
  • Decoração;
  • Games;
  • Pet.

Construir valor e se diferenciar é a chave da vez para aproveitar o potencial das datas

Como vimos logo acima, o atual cenário econômico do Brasil é desafiador e impacta negativamente as decisões de compra da população.

Contudo, a Black Friday 2022 ainda promete grandes resultados, que serão impulsionados, principalmente, pela potência da Copa Do Mundo.

Diante de um panorama com baixo poder de compra, alta competitividade e drásticas mudanças de comportamento do consumidor, será preciso se diferenciar e oferecer mais do que preços competitivos, como:

  • Frete atrativo;
  • Recompensas, como cashback;
  • Confiança;
  • Criação de laços emocionais e conexão com o consumidor.

Black Friday e Copa do Mundo 2022: antecipar promoções é a saída?

Após dois anos de isolamento social em razão da pandemia de COVID-19, o brasileiro está mais animado do que nunca para comemorar a Copa do Mundo 2022. 

Para se ter uma ideia, 86% dos entrevistados afirmaram que pretendem acompanhar os jogos.

Já segundo uma pesquisa da Nielsen e Toluna, 50% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday para se preparem para os jogos.

Mas além da animação, há também o fator de planejamento: 71% se planejam previamente para o mundial, enquanto 56% deixam para fazer as compras em novembro.

Isso significa que o consumidor planeja ir às compras mais cedo para deixar tudo pronto para os jogos, o que representa um questionamento importante: diante desses dados, será preciso antecipar as promoções da Black Friday?

De acordo com o report do Google, a antecipação é uma estratégia possível, mas não necessária para aumentar as vendas.

Isso porque, apesar da intenção de antecipação, muitos consumidores deixam as compras para a última hora.

Sendo assim, não é preciso se desesperar. Em 2018, a Copa foi responsável pelo maior pico de cliques no período antes da estreia do Brasil.

No entanto, em comparação com a Black Friday, o volume de cliques foi 9x menor. Ou seja, a Copa do Mundo tem menos influência, mas, junto a BF, funciona como uma força motriz para estimular o desejo de compra.

A antecipação da Black Friday pode ser, sim, uma estratégia possível diante do panorama, mas é preciso estar muito bem justificada por bons argumentos de vendas que se destaquem. 

iugu: inovação que impulsiona o seu negócio

Neste artigo, você entendeu mais sobre como a Black Friday e a Copa do Mundo 2022 se relacionam e impactam o comportamento do consumidor na reta final do ano.

E, como vimos, o cenário está cada vez mais competitivo e desafiador. Sendo assim, é preciso oferecer soluções inovadoras e com valor agregado ao consumidor.

Ao longo dos anos, vimos como o varejo tem incorporado produtos financeiros ao seu leque de serviços, garantindo uma importante fatia do mercado e aumentando o faturamento.

Então, que tal saber mais sobre o assunto e impulsionar o seu negócio? Baixe o e-book do Crédito à Cripto e saiba como essa estratégia pode beneficiar a sua empresa.