Blog iugu

Entenda como softwares e ferramentas de vendas auxiliam na rotina comercial

Written by Parceiro iugu | 19/04/2021 03:00:00

Agenda de papel, planilhas físicas e talões de recibo. Algum desses itens ainda faz parte da sua rotina de vendas? Se sua resposta foi sim, você pre-ci-sa ler nosso artigo de hoje! Falaremos sobre ferramentas de vendas e softwares que chegaram para ficar e que fazem o papel destes e de outros instrumentos de trabalho de forma efetiva e muito mais dinâmica! 

Fizemos uma lista com 14 softwares de vendas que não podem ser deixados de lado em sua rotina comercial, separados em 3 diferentes segmentos: produtividade/organização, comunicação e gestão. Confira nosso índice: 

  1. Trello
  2. Asana
  3. Evernote
  4. Slack
  5. Zoom
  6. Google Meet
  7. Analytics
  8. Tableau
  9. RD Station
  10. Iugu
  11. Agendor 

Boa leitura! 

Por que sua empresa deve incorporar ferramentas de vendas à rotina? 

Maior concorrência, margens apertadas, mudanças estruturais no departamento, clientes cada vez mais independentes e exigentes... essas são apenas algumas das transformações ocorridas nos últimos anos. Diante de um cenário tão diverso, como o seu setor comercial se prepara? 

Não nos diga que os hábitos continuam os mesmos! Se o mercado muda, se a rotina se dinamiza e se a demanda dos vendedores se transforma, é preciso transformar os métodos de trabalho também. 

Por isso mesmo, ter ferramentas de vendas digitais ao alcance da equipe é importante. Dessa forma, o trabalho dos vendedores se torna mais ágil (uma vez que a tecnologia reduz distâncias físicas, auxilia no armazenamento de dados e ainda ajuda a minimizar erros ocorridos por falta de comunicação ou de informações) e mais assertivo. 

Com a ajuda de um bom software de vendas, por exemplo, é possível mapear o mercado, entender o comportamento do cliente, elaborar um discurso de vendas coerente com as expectativas do consumidor, divulgar o produto ou serviço, e fortalecer o relacionamento com consumidores cativos e com os potenciais clientes da empresa. .

Entendeu a importância de agregar ferramentas de vendas à rotina, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe. Siga para o próximo tópico e veja nossa lista com o TOP 11 softwares de vendas que não podem faltar na sua rotina comercial. 

11 ferramentas de vendas para organizar sua rotina comercial 

A seguir, você confere nossa seleção com 11 ferramentas de vendas que podem te ajudar a revolucionar o dia a dia de todo o time de vendas. Para facilitar a compreensão, segmentamos a lista em 3 grandes grupos: produtividade/organização, comunicação empresarial (interna e externa) e gestão. 

Confira a seguir as nossas dicas! 

Ferramentas para produtividade/organização da equipe de vendas 

1. Trello


Uma boa gestão administrativa e de vendas passa pela adoção de um sistema organizado de controle de demandas. Nesse sentido, nossa primeira indicação de software de vendas é o Trello, ferramenta digital baseada na metodologia ágil japonesa Kanban, que utiliza “cartões” para acompanhar o fluxo dos projetos.

O acesso ao Trello é gratuito e sua interface é bastante intuitiva, permitindo um acompanhamento colaborativo do status das demandas no setor ou na empresa. 

2. Asana


Outra alternativa de sistema de gestão de projetos, o Asana é uma opção para empresas que lançam mão da organização como estratégia para aumentar a produtividade da equipe

Neste caso, além de permitir uma organização de tarefas em quadros (semelhante à do Trello), o Asana também ajuda a otimizar a rotina por meio da automação de processos. 

É possível, por exemplo, atribuir trabalhos e definir datas de conclusão, de forma automatizada, liberando a equipe para se concentrar em etapas estratégicas da rotina. 

3. Evernote


O Evernote surgiu para te ajudar a se despedir do seu caderninho de notas. Trata-se de uma das ferramentas de vendas mais usadas por agentes externos e vendedores que gostam de armazenar informações-chave durante uma chamada telefônica ou uma reunião. 

Com o sistema, você otimiza seu fluxo de trabalho concentrando, em um só lugar, notas de texto, imagens e vídeo, capturas de páginas da internet, diferentes blocos de anotação para diferentes clientes ou situações e por aí vai. 

Ferramentas de comunicação 

1. Slack


Quer estimular a inovação organizacional na sua empresa? Então elimine métodos arcaicos de comunicação e abra alas para ferramentas de vendas inovadoras! Com o Slack, por exemplo, e-mails desnecessários podem se tornar rápidas conversas para tirar dúvidas ou trocar informações sobre clientes, tickets de suporte etc. 

Além disso, a ferramenta permite a criação de canais que ajudam a estimular a colaboração entre equipes e a sintonia entre os setores. 

Veja mais sobre o Slack: 

2. Zoom 


Popularizado durante a pandemia do novo coronavírus, em 2020, o Zoom tornou-se a escolha de muitas empresas para realizar reuniões internas de equipes remotas e contatos com o cliente. 

Trata-se de uma ferramenta paga, mas que oferece uma versão gratuita para quem realiza reuniões com público restrito (para até 2 pessoas, a plataforma libera acesso ilimitado ao ambiente de reunião) ou de curta duração (para públicos maiores do que 2 pessoas, o tempo máximo permitido por reunião é de 40 minutos). 

3. Google Meet


Seja qual for o seu modelo comercial (vendas externas ou internas), o atendimento ao cliente online precisa ser tratado com atenção. Dessa forma, é preciso contar com plataformas que permitam a realização de reuniões e contatos ágeis com o consumidor conforme sua demanda. 

Nesse caso, o Google Meet se torna uma boa opção. O agendamento da reunião pela plataforma gera, automaticamente, um evento na agenda Google dos envolvidos, com o link de acesso e a chave de entrada no ambiente virtual. 

Ferramentas de gestão

1. Analytics


A gestão de dados e indicadores é uma etapa importante para garantir, ao setor de vendas, mais assertividade na estratégia. Com a avaliação da performance de diferentes canais de captação de leads oferecida pelo Google Analytics, é possível aprofundar os resultados apresentados nos relatórios de vendas. Assim, a empresa entende o perfil do consumidor, seus hábitos na rede e o desempenho dos seus canais digitais (como o site e as redes sociais). 

2. Tableau


Para os negócios que já estão mais avançados em Business Intelligence (inteligência de dados) e utilização de dados para fins comerciais, o Tableau é uma ferramenta de vendas recomendada.

Ela possibilita a combinação de diversas fontes de dados, arquivos e planilhas, condensando os dados e originando painéis inteligentes para o gerenciamento das análises. 

3. RD Station


Setores comerciais ligados à transformação digital precisam incluir, em seu portfólio de ferramentas de vendas, uma plataforma de automação de marketing, como a RD Station.

Com esta ferramenta de vendas online, é possível gerenciar campanhas digitais (com foco em Inbound Marketing), incluindo ações como:

  • Atração de visitantes para o site;
  • Captação de leads com formulários (landing pages);
  • Envio de e-mail marketing; 
  • Avaliação de métricas e criação de relatórios; etc.

    4. iugu

O controle financeiro da sua empresa te dá dores de cabeça? Então você precisa conhecer a iugu, nossa dica de software de automatização de vendas voltado para a gestão financeira. 

Com essa plataforma completa de pagamentos, o gerenciamento acontece do faturamento até a liquidação, com a ajuda de tecnologias inteligentes de fácil utilização.

Veja mais sobre a iugu no vídeo abaixo: 

5. Agendor 


Por fim, uma dica de software de vendas para a gestão do relacionamento com o cliente: o CRM Agendor. Trata-se de uma plataforma de gestão comercial com versões web e mobile (Android e iOS) que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B.

O CRM ajuda as equipes de vendas na prospecção de novos clientes, organização de cadastros e no gerenciamento do processo de vendas e do planejamento comercial. Como consequência, garante um relacionamento com o cliente cada vez melhor e ajuda a incrementar sua estratégia de vendas!

Com a nossa lista de ferramentas de vendas, sua equipe tem em mãos tudo o que precisa para performar com mais segurança e tranquilidade. Teste cada uma delas na rotina de vendas e sinta na pele os resultados! 

*Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.