Blog iugu

O que é recorrência para foodtechs e quais suas vantagens?

Written by Redação iugu | 06/05/2022 03:00:00

De acordo com dados da Foodtech Report 2022, entre os anos de 2010 e 2021, o mercado investiu mais de US$ 1 bilhão em startups de alimentos. Esses números  mostram que não só é importante ter uma ideia inovadora, como também apostar em métodos que tornem um negócio um diferencial. O que, nesse caso, pode ser a recorrência para foodtechs

O iFood, a maior foodtech de delivery do Brasil, tornou-se uma startup unicórnio em pouquíssimo tempo. Outro nome mais recente que ganhou este título foi a Daki, app de entregas de alimentos em apenas 15 minutos, que apresenta projeções bastante positivas para os próximos anos. 

Se você é um empresário que já tem a sua foodtech ou está pretendendo se inserir nesse mercado, continue lendo o post para entender como esse modelo de cobrança e tornar a sua marca uma referência. 

Está sem tempo para ler? Que tal dar um play?

Afinal, o que é foodtech?

Foodtech” trata-se da união da área da tecnologia com o ramo alimentício, otimizando processos com uso de plataformas digitais. 

Isso pode acontecer em diferentes níveis como, por exemplo, a empresa desenvolver um alimento por meio da biotecnologia. Ou, até mesmo, envolver a criação de um aplicativo para comercializar comida.

As foodtechs mais conhecidas no Brasil trabalham com a venda de comida por meio de apps de entrega - e também com a criação de pratos saudáveis. A Fazenda Futuro é uma dessas iniciativas, que têm desenvolvido opções que simulam carne (apenas com vegetais) para vegetarianos e veganos.

Quais as foodtechs mais famosas do Brasil?

No Brasil, o iFood é a foodtech que mais tem se destacado nos últimos anos. Ele está em primeiro lugar entre as empresas que trabalham com tecnologia junto ao ramo alimentício, e perde somente para o Nubank, que pertence a outro segmento. 

Outras marcas que têm ganhado destaque nesse nicho são o LivUp, Fazenda Futuro e Daki. Elas também trabalham com recorrência para a foodtech, atraindo mais assinantes e otimizando a gestão de cobrança

Como os empresários usam recorrência para foodtechs?

O modelo de recorrência para foodtechs pode ser usado de diferentes formas. O iFood, por exemplo, investe em planos mensais em que o consumidor adquire um pacote com cupons de desconto para serem usados no mês. 

Geralmente, as empresas que apostam na recorrência oferecem planos de assinatura com intuito personalizar a experiência de compra do usuário, de acordo com seus hábitos e rotina. Ou, também, para entregar cupons com maior desconto para compras futuras. 

A criação de planos, descontos e outros benefícios conseguem atrair a atenção de mais consumidores. E podem, inclusive, ajudar a fidelizar o cliente.  

A famosa LivUp, foodtech que trabalha com comidas saudáveis congeladas, é uma das empresas que investe na recorrência. No site da marca é possível assinar planos quinzenais ou mensais, permitindo o acúmulo de pontos para os consumidores trocarem por prêmios. 

Quais as vantagens de usar recorrência para foodtechs?

A recorrência para foodtech é uma ótima estratégia para manter o consumidor fiel à marca. Isso, além de diminuir a quantidade de inadimplência e erros internos de cobrança.

Geralmente, os planos de assinatura por recorrência oferecem descontos e facilidades na hora de finalizar a compra. O próprio iFood disponibiliza mais cupons, com valores ainda maiores, quando o usuário opta pela compra de pacotes.

Nesse modelo também é possível cobrar através do Pix ou de boleto, além do cartão de crédito. Podendo, assim, gerar mais caixa para a empresa ao oferecer múltiplos métodos de pagamentos para o consumidor.

A diferença é que, através do cartão, a compra é realizada de forma automática durante o período escolhido do plano ou assinatura. Enquanto pelo Pix e boleto o consumidor ainda precisa ter uma ação para que o pagamento seja realizado.

A recorrência em foodtechs também permite que os empresários foquem em outras atividades importantes. Afinal, o sistema emite as faturas de forma automática, excluindo a necessidade de um ou mais funcionários realizarem esse serviço.

Como funciona a recorrência de pagamentos da iugu?

Para utilizar a recorrência em foodtechs é preciso atrelar à empresa uma plataforma de automação financeira que ofereça o serviço de cobrança recorrente, que é responsável pelo sistema de pagamentos. A iugu é uma das alternativas no mercado, que oferece inúmeras vantagens para o empreendedor. 

Para utilizar a recorrência na iugu, o empresário pode escolher entre utilizar o painel iugu - que faz toda a gestão de cobranças do seu negócio - ou optar por fazer a integração via API, direto no seu sistema. 

Ambas as opções oferecem funcionalidades de gerenciamento, como régua ou ciclos de cobrança personalizáveis, criação de planos e assinaturas, upgrade e downgrade de planos, criação de multas e descontos - e muito mais.

Além disso, através de relatórios que a plataforma oferece, também pode acompanhar a performance financeira da empresa, com base nas cobranças já realizadas.

Vale mencionar que o consumidor também sai beneficiado com a recorrência de pagamentos da iugu.

Ele pode fazer mudanças no seu plano, em poucos cliques, sem precisar contactar a empresa para realizar as modificações. 

Um case de sucesso no ramo de foodtechs, que a iugu acreditou desde o início, foi o AppJusto. Para entender mais sobre como começou essa parceria, clique aqui e conheça toda a história!

Ficou interessado em investir no método de recorrência? Então, aproveite para baixar o nosso ebook completo sobre Recorrência na prática e aprenda as melhores técnicas para impulsionar as suas vendas!