Blog iugu

Conheça as Principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil

Written by Redação iugu | 26/03/2019 03:00:00

Antes de saber quais são as principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil, é preciso entender o contexto. Hoje, por questões de comodidade e segurança, muitos consumidores preferem realizar suas compras pela internet, lançando mão do cartão de crédito como meio de pagamento. 

De acordo com o  SPC Brasil, 52 milhões de brasileiros utilizam o cartão de crédito para efetuar suas compras.  Logo, é crucial que os donos de lojas virtuais e de  marketplaces acompanhem esse movimento de perto. 

Diante disso, saber quais são as principais bandeiras de cartão de crédito do Brasil é uma tarefa obrigatória, certo? Afinal, embora os serviços sejam similares, as características são diferentes. 

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir quais são as principais bandeiras de cartão de crédito do Brasil? Então, leia este artigo até o fim! 

O que é a bandeira de cartão de crédito?

É normal confundir bandeira e operadora do cartão de crédito. Apesar de atuarem de forma conjunta, suas funções e objetivos são diferentes e complementares. 

A operadora se responsabiliza pelo gerenciamento e administração do cartão. Já a bandeira operacionaliza o processo de compra e venda. 

É a operadora quem determina os limites de crédito ao cliente e estabelece as taxas de manutenção. A ela cabe também a emissão e o envio da fatura. Além disso, é a operadora que mantém o canal de comunicação aberto com o cliente para negociar possíveis situações de inadimplência, cobrança indevida ou duplicidade de lançamento.

Bancos como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil fazem a conexão e o vínculo burocrático e financeiro entre o cliente, a operadora que detém a bandeira e os estabelecimentos que aceitam o pagamento via cartão de crédito.

Já a bandeira faz a parte social, ou seja, abre caminho para o aceite em diversos tipos de lugares. Vale destacar que quanto mais popular ela for, mais chances ela tem de ser aceita em pequenos e grandes comércios. 

Sob a responsabilidade da operadora da bandeira está o desenvolvimento de tecnologias que fornecem conexão e leitura ágeis. Além disso, ela garante o repasse seguro e sem erros aos estabelecimentos utilizados. É também seu papel disponibilizar os equipamentos (as famosas maquininhas), que podem ser cedidas em comodato ou alugadas com taxas específicas.

Principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil: descubra quais são

A Associação das Empresas Brasileiras de Cartão de Crédito e Serviços (ABECS) fez um estudo sistemático do terceiro trimestre de 2018. Por meio dele, foram analisados os hábitos de consumo e as movimentações desse tipo de serviço. 

Essa análise mostrou que se por um lado o consumidor se beneficia com as possibilidades de crédito, por outro os estabelecimentos celebram a queda da inadimplência. Isso acontece porque quem assume o risco e efetua as cobranças é a operadora do cartão.

A utilização do dinheiro como moeda digital é a principal contribuição das bandeiras de cartões de crédito para incentivar a economia. Depois de algum tempo dominando o mercado, as bandeiras Visa e MasterCard ganharam concorrência e reforço ao mesmo tempo.

Quer saber quais são as outras principais bandeiras de cartão de cartão de crédito no Brasil? É só continuar lendo! 

Lista das principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil

As principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil são:

  • Visa

Essa é uma das bandeiras de cartão de crédito mais antigas. A empresa iniciou as atividades nos Estados Unidos, na década de 1950. Em 2007, a companhia se transformou no o Visa Inc., uma organização global com aceitação em mais de 200 países.

No Brasil, a bandeira chegou em 1981 por meio de uma parceria com o Bradesco, que se tornaria, cerca de dez anos depois, o primeiro a oferecer cartões corporativos, com chip e também a versão para débito — Visa Electron.

  • MasterCard

A MasterCard, também nascida em solo americano, fez duas associações importantes depois do seu surgimento, em 1976. Uma com o Banco Nacional do México e a outra com o Eurocard, na Europa. Logo alcançou o Japão, África e Austrália. Já na década de 1980, chegou à Ásia e à América Latina.

A bandeira MasterCard é aceita em 210 países e pode ser utilizada em diversos estabelecimentos comerciais em todo o mundo. Isso porque ela conta com uma parceria com cerca de 25 mil instituições financeiras.

A Visa e a MasterCard, sem dúvida, são as principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil. A disputa entre elas é bastante acirrada. Em 2016 a Visa perdeu o posto de primeiro lugar para a MasterCard. Nesse ano, enquanto a Visa emitiu 145 milhões de cartões de crédito, a MasterCard registrou a ativação de 149 milhões. 

  • Elo

A Elo é uma marca genuinamente brasileira e e fruto da tríade financeira entre o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Seus cartões são aceitos em 185 países e em 35 milhões de estabelecimentos comerciais. 

Apesar de não disputar as primeiras posições, o crescimento da Elo no Brasil impressiona. Em 2016, a bandeira praticamente dobrou a quantidade de cartões emitidos, atingindo a marca de 7 milhões.  

  • American Express

Os Bancos Bradesco e do Brasil são responsáveis pela emissão do cartão em território nacional. A bandeira americana é seletiva e abrange a maior parte dos clientes com poder de compra elevado e alta renda. Pode ser adquirido por pessoas com renda mais baixa, mas o limite de crédito acompanha essa realidade.

São mais de um milhão de estabelecimentos no Brasil e cerca de treze milhões no exterior. O Amex, como é conhecido, estabeleceu parceria com a Cielo em 2010. Fez isso com o objetivo de ampliar o poder de acesso a estabelecimentos brasileiros e para se tornar mais popular.

  • Discover Network

A Discover Network não está presente no Brasil, mas exerce papel fundamental nas atividades de outras bandeiras, como a Elo. A parceria permite que a bandeira brasileira tenha um alcance muito superior no exterior, graças aos numerosos comércios que aceitam a americana. 

Dicas extras: mais duas principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil

  • Hipercard

O início da Hipercard foi em 1970. Nesse ano, a empresa administrou o cartão fidelidade do Grupo Bom Preço. Por meio dele, o acesso às transações pelos consumidores e pelas lojas foi simplificado. 

Com o tempo e o sucesso gerado, o cartão passou a ser aceito em vários lugares. Logo, em 1993, tornou-se um cartão de crédito. Assim, hoje, esse é o único cartão de loja do Brasil que é aceito em mais de um milhão de estabelecimentos no país. Além disso, conta com o selo Itaú e tem anuidade zero devido a algumas importantes parcerias, como com a rede Walmart.  

  • Diners Club

Fundada em 1950, a Diners Club também é hoje uma das principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil. Mais popular entre os clientes com alto poder aquisitivo, a Diners Club foi a primeira companhia independente de cartão de crédito do mundo.

Hoje sua bandeira pertence ao Citibank e para adquirir o seu cartão mais básico é preciso ter uma renda mínima de R$ 3.000 reais. 

Nesse artigo, você conheceu as principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil e entendeu a importância de utilizar esse meio de pagamento.

Logo, percebeu que para o sucesso de seu negócio online, facilitar o recebimento de diversas bandeiras não é mais um diferencial, mas sim uma potente ferramenta, certo? 

Para isso, uma boa dica é procurar por um parceiro que disponibilize um sistema integrado de pagamento e faça a gestão automatizada de todas as transações.

Isso porque a distribuição dos valores e repasses de comissionamentos de maneira correta diminui a margem de erros e facilita as operações, principalmente em caso de compras parceladas.

Para simplificar ainda mais esse processo, basta contar com a tecnologia da iugu.

Com o método de pagamento cartão, você garante transações seguras e facilita o pagamento  de seus clientes.  

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal para a sua empresa.