Blog iugu

Pix parcelado: saiba quando vale a pena utilizar

Written by Maria Carolina Rosa | 11/07/2022 03:00:00

O Pix é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil. Após diversos lançamentos e avanços da ferramenta, algumas empresas começaram a oferecer uma outra forma de utilização do pagamento instantâneo: o Pix parcelado.

Essa modalidade chegou para completar outras inovações lançadas recentemente, como o Pix Saque e Pix troco, e representa mais uma facilidade para consumidores e empresas que desejam diversificar os seus meios de pagamento.

Apesar de facilitar a vida dos usuários e negócios, o Pix parcelado possui particularidades, e é preciso estar atento para saber quando vale a pena utilizar essa opção.

Por isso, preparamos um conteúdo para te ajudar a entender o que é o Pix parcelado, as vantagens e como utilizá-lo. Vamos lá?

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é o Pix parcelado?

O Pix parcelado nada mais é do que a possibilidade de parcelar compras pelo Pix. Com essa modalidade, as empresas conseguem receber os pagamentos integralmente, e os clientes contam com a opção de parcelamento na hora de fechar a compra.

No entanto, a funcionalidade ainda não é regulamentada pelo Banco Central. Sendo assim, é importante se lembrar que o órgão não definiu regras sobre a operação.

Também não há determinações que proíbam as empresas de utilizarem o parcelamento por Pix. Alguns bancos e empresas, como o Santander e o Mercado Livre, já estão disponibilizando o Pix parcelado aos usuários.

Além disso, o Pix parcelado pode ser feito de duas formas:

  • Pix parcelado com cartão de crédito: o consumidor pode utilizar parte do limite do cartão para parcelar o Pix;

  • Pix parcelado sem cartão: nessa modalidade, o parcelamento do Pix funciona como uma linha de crédito.

Como utilizar o Pix parcelado?

Agora, é hora de entender como fazer o Pix parcelado.

Como o Banco Central ainda não definiu as regras para as transações com Pix parcelado, cada banco ou instituição financeira pode escolher como utilizá-lo. Mas, de forma geral, ele funciona da seguinte maneira: 

  • Ao realizar uma compra, o consumidor seleciona o Pix como meio de pagamento

  • Na hora de pagar, é possível escolher o número de parcelas e a data de vencimento;

  • Caso seja um Pix parcelado no cartão de crédito, a data de vencimento é a do cartão. Caso não seja, é possível escolher a melhor data para pagamento;

  • Após a efetivação do pagamento, a empresa recebe o valor integral instantaneamente. 

Quando vale a pena utilizar o Pix parcelado?

É verdade que o Pix parcelado oferece diversas vantagens para os consumidores, principalmente para aqueles que não possuem cartão de crédito

Mas é preciso ter atenção, já que a possibilidade de pagamento sem valor na conta pode levar a uma desorganização financeira. 

Isso acontece porque, diferentemente da versão tradicional – gratuita para pessoas físicas –, o Pix parcelado funciona como uma linha de crédito, que é concedida por meio do limite do cartão ou por empréstimo pessoal. 

Em ambos os casos, há cobrança de juros, e é preciso ficar atento para que não ocorra endividamento e altas taxas de juros.

Porém, em algumas situações, o Pix parcelado pode valer a pena. Saiba quando utilizar:

  • Se houver descontos para compras nessa modalidade;

  • Em situações emergenciais, como em casos de saúde, ou se não há dinheiro em conta nem acesso a cartões.

Para evitar imprevistos financeiros, a dica é manter as seguintes questões em mente antes de utilizar a modalidade:

  • Reflita se a compra é uma necessidade ou apenas um desejo, e se é possível utilizar outro meio de pagamento;

  • Verifique se há descontos para pagamentos com Pix parcelado, e se os descontos são maiores do que os juros; 

  • Organize as datas de vencimento das parcelas, e evite fazer diferentes compras no Pix parcelado;

  • Evite comprometer mais do que 30% da sua renda com dívidas.  

Pix parcelado e Pix garantido: entenda a diferença

O Pix parcelado é, na verdade, uma antecipação do Pix garantido: nova modalidade Pix do Banco Central que permite o parcelamento de compras e promete ser um forte concorrente aos cartões de crédito, já que oferece menores taxas de juros.

Com ela, os consumidores recebem uma linha de crédito, chamada de valor limite, e poderão efetuar compras parceladas ou pagamentos mesmo sem saldo na conta.

Se a data da parcela vencer e o consumidor ainda não tiver saldo disponível, o banco efetua o pagamento e o consumidor passa a ter uma dívida com o banco.

Porém, o Banco Central não anunciou uma data de lançamento para o Pix garantido, e ainda não há previsões para a chegada da funcionalidade.

Na iugu, sua empresa tem Pix pronto para usar

No artigo de hoje, entendemos o que é e como funciona o Pix parcelado.

Como você viu, o Pix parcelado pode ser uma ótima ferramenta para as empresas que desejam oferecer diferentes meios de pagamento aos consumidores.

Por esse motivo, é importante que você esteja preparado para inovar e oferecer soluções de pagamento práticas aos clientes do seu negócio. 

Aqui na iugu, o Pix fica disponível automaticamente para todos os nossos usuários, basta que eles optem por ativá-lo. Ele pode ser usado em compras à vista ou nas faturas parceladas.

Dessa forma, você conta com muito mais agilidade nas vendas, oferece mais praticidade para os clientes e ainda ganha uma vantagem competitiva.

Então, que tal conhecer o Pix na iugu? Fale com um especialista e descubra o plano ideal para a fase do seu negócio!