Intermediadores de pagamento: entenda o que são e qual a sua importância para a gestão empresarial

Escrito em 30 de Julho de 2019 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Um dos grandes desafios nas empresas é a necessidade de administrar diversos setores simultaneamente. Por isso, os avanços tecnológicos constantemente se mostram aliados importantes na gestão de negócios. É aí que entram aimportância  dos intermediadores de pagamentos para gestão empresarial.

Para ajudar na gestão empresarial existem diversos softwares, desenvolvidos e focados para que auxiliem em várias funcionalidades dentro de uma empresa.

De um modo geral, uma das áreas mais importantes é o setor financeiro. Responsável por todas as transações que envolvem dinheiro, tanto processos internos quanto relacionados a pagamentos de clientes, essa é uma área de grande expressão.

Por isso, existem ferramentas e plataformas específicas para auxiliar esses processos, e a seguir vamos conhecer algumas delas. Acompanhe!

Conheça os intermediadores de pagamento

Você sabe o que é um intermediador de pagamento? Essas ferramentas são bastante utilizadas no mercado das vendas b2b, e podem ser consideradas recursos importantes para auxiliar os processos do setor financeiro.

De um modo geral, os intermediadores de pagamento são softwares usados para receber pagamentos via cartões de crédito e débito ou boletos bancários, tudo isso com o máximo de segurança, performance e economia.

Entenda as vantagens dos intermediadores de pagamento

A principal vantagem do intermediador de pagamento é a facilidade de realização das transações. Como destacado nos tópicos acima, por meio dessas ferramentas é possível que os pagamentos sejam realizados sem grandes dificuldades ou vínculos cheios de burocracias.

Pelo contrário, as burocracias são mínimas. As informações de conta e os dados pessoas são as únicas exigências, além de serem necessárias para que o beneficiário consiga transferir seu dinheiro.

Além disso, por serem ferramentas consolidadas e seguras, seu negócio não corre riscos de fraudes ou repasses de valores. Levando em consideração esses intermediadores, a empresa não precisa se preocupar com a análise de crédito dos clientes.

Tudo isso significa: menos preocupações para o pequeno e médio empreendedor, possibilitando que dedique a sua administração à outras questões. Essa liberação de burocracias financeiras mostra porque os intermediadores de pagamentos são ferramentas práticas e transparentes com os usuários.

Utilize um intermediador de pagamentos no seu negócio

A tecnologia é uma grande aliada na gestão de empresas. Por isso, constantemente surgem softwares com a finalidade de agilizar processos e otimizar o tempo.

Os intermediadores de pagamentos são ótimos exemplos disso! São softwares responsáveis por gerenciar os pagamentos que ocorrem entre clientes e empresas, de pequeno e médio porte.

Uma das maiores vantagens desse tipo de software é o fato de não haver muita burocracia para sua utilização. Isso significa que as empresas podem se cadastrar fornecendo poucas informações, como conta bancária e dados pessoais para cadastro.

Fora isso, é um serviço flexível e bastante seguro a um baixo custo, pois o valor é cobrado de acordo com cada transação confirmada. Assim que são confirmadas é cobrada uma taxa fixada sobre o valor da transação.

Dessa forma é possível que a empresa tenha segurança contra fraudes sem precisar focar todo o seu departamento financeiro nessas transações. Essa praticidade permite que os esforços sejam direcionados para outras áreas da empresa.

Enfim, agora que falamos sobre os intermediadores, o que acha de utilizá-los no seu negócio? Além de práticos, podem levar segurança para os clientes, pois são plataformas consolidadas no mercado.

Com isso, suas vendas ficam mais seguras contra possíveis fraudes e, na medida que sua empresa for crescendo, pode ir negociando uma redução nas taxas de cada transação.

 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de homem apontando para notebook e entendendo como escolher o melhor gateway de pagamento