Como inserir gateways de pagamento em seu e-commerce?

Escrito em 08 de Maio de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Está insatisfeito com o sistema de pagamento da sua loja virtual? Não consegue fechar vendas com cartões de crédito dos principais bancos como o cartão Santander ou o Bradesco? Então é hora de pensar em mudar o sistema do seu e-commerce e adotar um gateway de pagamento.

Perder vendas no e-commerce não é nada bom. Dependendo de onde você mantém o seu e-commerce hospedado, isso pode acontecer com frequência. Existem alguns sistemas nativos de provedores que acabam dificultando as transações, tendo um suporte péssimo ou oferecendo taxas e frete bem alto, o que afasta os clientes.

Quer buscar algo novo para garantir vendas no e-commerce? Então, vamos lhe explicar o que são gateways de pagamento, falar sobre as suas vantagens e te ensinar a inserir um em sua loja virtual.

O que são gateways de pagamento?

O gateway de pagamento é um sistema que permite o contato direto entre o seu e-commerce com os bancos e operadoras de seus clientes. Esse meio de pagamento surgiu para reduzir o tempo das transações e diminuir os custos envolvidos em taxas de juros nas vendas por crédito parcelado.

Essa forma de pagamento é bastante versátil e se adapta aos diferentes processos de checkout e cobrança que existem nos principais provedores de e-commerce do mercado. Além de serem ágeis, esses ambientes proporcionam bastante confiabilidade e segurança, ideal para que os clientes comprem do seu negócio.

Basicamente, um gateway de pagamento funciona assim: ele simplifica as vendas realizando uma conexão direta entre a sua loja e as operadoras e bancos. O gateway também consegue se adaptar a qualquer tipo de checkout e cobrança do e-commerce e fornece ferramentas para que faça uma gestão de riscos e uma gestão financeira eficiente.

E se você está se perguntando se PagSeguro, Paypal e outras operadoras são exemplos de gateways de pagamento e precisamos adiantar que não são! Estes serviços são intermediários de pagamentos. Os principais gateways do mercado brasileiros são o Braspag, o CobreBem, o BoldCron, o CobreDireto, o Super Pay e o Locaweb.

Como funciona e como inserir um gateway de pagamento no seu e-commerce?

Para escolher uma gateway de pagamento para o seu e-commerce é preciso dar uma pesquisada no mercado e conhecer a forma de atuação desse tipo de pagamento. Existem alguns fatores que você deve considerar para contratar, veja quais:

  • É um sistema ágil e com bom custo-benefício?
  • É compatível com a plataforma do meu e-commerce?
  • Existem concorrentes que usam o mesmo sistema?

Para conseguir inserir um gateway de pagamento no seu site é preciso ter um pouco de trabalho. Para começar a utilizar esse sistema, você precisa primeiro firmar convênios de e-commerce diretamente com bancos e operadoras, o que custa levar entre 30 e 60 dias. Depois, você ainda deve esperar mais alguns dias para que o gateway seja ativado em sua loja.

É claro que os sistemas de gateway de pagamento possuem suas taxas de operação, confira como são os principais planos para começar a operar com esse sistema em seu site:

Os planos e os recursos dos gateways de pagamento variam de empresa para empresa. Porém, em resumo, os planos de contratação podem ser pré-pagos ou pós-pagos. O modelo é semelhante a um plano pré-pago ou controle de celular.

No pré-pago, o gateway define uma taxa fixa estipulada no contrato, que é descontada a cada venda. No pós-pago, é cobrada uma mensalidade referente ao uso do serviço. Alguns gateways também cobram para ativar o serviço em seu e-commerce.

Principais benefícios de colocar o gateway de pagamento no meu e-commerce?

  • Integração com diferentes sistemas: Em vez de fazer integrações com cada operadora e banco, você realiza uma única integração, bastante simples com o gateway. Você também pode implementar novos meios de pagamento em qualquer sistema de checkout ou cobrança, sempre que achar necessário.

 

  • Visão geral: Os gateways de pagamento costumam trazer painéis administrativos bem simples e intuitivos. Isso faz com que você tenha uma visão geral do seu e-commerce e tenha acesso fácil a relatórios importantes para otimizar ainda mais as suas vendas.

 

  • Recursos que facilitam as compras: O sistema de gateway de pagamento costumam contar com recursos avançados para otimizar as vendas no e-commerce. Entre os principais recursos, podemos citar a Compra com 1 Clique, o Pagamento com dois cartões, a Cobrança Recorrente, entre outros.

 

  • Atendimento e suporte: Com todas as operadoras e bancos no mesmo lugar, você não precisará se preocupar em resolver problemas com diferentes operadoras e bancos. Esse processo é feito pela provedora de gateway, que geralmente possuem um bom atendimento e um suporte ágil.

E aí, conseguiu entender como funciona e como inserir um gateway de pagamento no seu site? A ideia desse tipo de serviço é simplificar o sistema de vendas no seu e-commerce, o que é bastante recomendado, principalmente , para pequenas e médias empresas que estão começando a ter um bom volume de vendas e estão buscando crescer no mercado.

 

Texto publicado em parceria com Iq, escrito por redator convidado.

Posts relacionados